O Herbário ocupa uma área de vinte e cinco metros quadrado dentro das dependências do Colégio Antonio Gonzaga no Bairro Santa Rosa , municipio de Porto União S.C . Atualmente conta com mais de quarenta espécies nativas de arvores da formação vegetal Mata dos Pinhais. Todas as árvores possuem placas contendo o nome cientifico , popular e a família a qual pertence. O Herbário começou a ser construído em 2005 por iniciativa dos professores Sidney Luiz Werlang (Geografia) e da professora Claudete Dabroswski (Biologia) , com a contribuição do IAP do Paraná no fornecimento de mudas .
O Herbário tem o objetivo de enriquecer as aulas nos temas e conceitos relacionados a Educação Ambiental , Ecossistema , Bioma , Biodiversidade , Ecologia , Botânica. O local é visitado por alunos de todas as séries do ensino fundamental ao ensino médio.
COMO O HERBÁRIO É USADO
Como são feitos os trabalhos? O Herbário funciona como um laboratório para aulas práticas de campo, mas sem sair do ambiente escolar. As séries iniciais acompanhadas de suas professoras , fazem coletas de folhas e identificam os nomes e a importância para o meio ambiente. No ensino fundamental e médio são feitos trabalhos para identificar o nome científico e os nomes populares que recebem em outras regiões, a importância ecológica para o meio a possibilidade de plantar estas espécies nativas em parques e praças , a frutificação , classificação,localização, importância medicinal.
As arvores nativas possui inúmeras propriedades terapêuticas relacionadas ao consumo de suas folhas e frutas, alguns deles: anti-inflamatória, anti-oxidante, calmante, cicatrizante, diurética, expectorante, hipoglicêmica, laxante e revigorante.
São realizados trabalhos enfatizando o uso das tecnologias como a informática onde acessando a internet o aluno pode ampliar seu conhecimento sobre uma espécie partindo do nome popular e científico.
CURIOSIDADES SOBRE O HERBÁRIO
- Foram encontrados ninhos de Sabiá , Tico tico , Pomba - Rola , Tuque.
- A primeira arvore a frutificar foi Aroeira a segunda foi o Ariticum
- A arvore que teve o crescimento mais rápido foi a Bracatinga e o pinheiro Araucária.
- A Imbuia desapareceu após dois anos de vida.