Histórico

  
            O  Herbário  ocupa uma  área de vinte e cinco metros quadrado  dentro das  dependências  do Colégio Antonio  Gonzaga no Bairro Santa Rosa , municipio de Porto União  S.C . Atualmente conta com mais de quarenta espécies nativas de arvores da formação vegetal Mata dos Pinhais. Todas as  árvores  possuem   placas contendo o nome cientifico , popular e a família a qual pertence.  O   Herbário  começou   a ser construído em 2005  por iniciativa dos professores Sidney Luiz Werlang (Geografia) e da professora Claudete Dabroswski (Biologia) , com a contribuição do IAP do Paraná no fornecimento de mudas .
            O  Herbário tem o objetivo de enriquecer as aulas nos temas  e conceitos  relacionados  a   Educação Ambiental , Ecossistema , Bioma , Biodiversidade , Ecologia , Botânica.      O local é visitado por alunos de todas as séries do ensino fundamental ao ensino médio.

COMO O HERBÁRIO  É  USADO

       Como são feitos os trabalhos?  O Herbário funciona como um laboratório para aulas práticas de campo, mas sem sair do ambiente escolar. As séries iniciais acompanhadas de suas professoras , fazem coletas de folhas e identificam os nomes e a importância para o meio ambiente.  No ensino fundamental e médio são feitos trabalhos para identificar o nome científico e os nomes populares que recebem em outras regiões, a importância ecológica para o meio  a possibilidade de plantar estas espécies nativas em parques e praças , a frutificação , classificação,localização, importância medicinal.
As    arvores nativas possui inúmeras propriedades terapêuticas relacionadas ao consumo de suas folhas e frutas, alguns deles: anti-inflamatória, anti-oxidante, calmante, cicatrizante, diurética, expectorante, hipoglicêmica, laxante e revigorante.
      São realizados trabalhos enfatizando o uso das tecnologias como a informática onde acessando a internet o aluno pode ampliar seu conhecimento sobre uma espécie partindo  do nome popular e científico.

CURIOSIDADES SOBRE O HERBÁRIO
 
-  Foram encontrados ninhos de Sabiá , Tico tico , Pomba - Rola , Tuque.
-  A primeira arvore a frutificar foi  Aroeira a segunda foi o Ariticum
-  A arvore que teve o crescimento mais rápido foi a Bracatinga e o pinheiro Araucária.
-  A Imbuia desapareceu após dois anos de vida.